Hoje assinala-se o dia de Nossa Senhora da Ajuda e, não fosse a pandemia, o próximo fim de semana seria de festa em Bagunte, mais concretamente na capela de Nossa Senhora da Ajuda, na Ponte d’Ave.
A Festa em Honra de Nossa Senhora da Ajuda, em Bagunte, realiza-se, a cada ano, no fim de semana seguinte ao dia 8 de setembro, dia em que a Igreja celebra a festa da Natividade de Maria e também a invocação, entre muitas outras, de Nossa Senhora da Ajuda. Este ano, tal como no ano passado, não foi possível a realização da festa nos moldes habituais.
Festa como resultado de uma devoção antiga
Sabemos que a devoção a Nossa Senhora, Santa Maria, é antiga em Bagunte. A Paróquia tem como padroeira Santa Maria, na invocação de Nossa Senhora da Expectação ou do Ó, e tem, além da capela de Nossa Senhora da Ajuda, a capela de Nossa Senhora das Neves. Neste sentido a própria Igreja Paroquial, no seu interior, é fortemente marcada pela devoção mariana.
Já no que respeita à capela de Nossa Senhora da Ajuda esta terá a sua origem, possivelmente, no século XVI, como desenvolveremos na publicação da próxima semana, que se dedicará exclusivamente a esta capela. Antiga será também a tradição da sua festa.
A Festa tem, a cada ano, a capela de Nossa Senhora da Ajuda e todo o Largo envolvente como palco da Festa, organizada pela Confraria de Nossa Senhora da Ajuda, com a colaboração de toda a população.
As iniciativas em 2021
Este ano, impedida que está a realização da Festa nos moldes habituais, a Confraria irá assinalar a data com a recitação do Terço hoje, dia de Nossa Senhora da Ajuda, às 20:30h, na capela. Já no próximo domingo a capela de Nossa Senhora da Ajuda estará aberta todo o dia, estando prevista a recitação do Terço para as 15h00.
Legendas fotos:
- Andor de Nossa Senhora da Ajuda, na Procissão da Festa, 2019.
- Bandeira da Confraria de Nossa Senhora da Ajuda, na Procissão da Festa, 2019;
- Altar-mor da capela de Nossa Senhora da Ajuda, depois do recente restauro, 2021;
- Exterior da capela de Nossa Senhora da Ajuda, 2021.